GOVERNADORES DO MÊS DE ABRIL

Quando falamos de política sempre nos reportamos aos nossos governantes, tanto no período Provincial como no Republicano. O mês de abril do período republicano é contemplado com três (03) grandes comandantes do nosso Estado, homens que muito contribuíram para o nosso desenvolvimento em todos os aspectos. O mês se inicia com as comemorações do aniversário de nascimento do Sr. Antônio Carlos Valadares, que nasceu em 06 de abril de 1943, na cidade de Simão Dias. Formou-se em Química industrial pela UFS e também em Direito. Entrou na política muito jovem como Prefeito da sua cidade natal, seguindo um brilhante carreira elegendo-se Governador do Estado em 1986. Em seu governo enfrentou várias crises, mas, bateu o recorde de construção de casas populares, destinada a população de baixa renda, construindo cerca de (20.000) vinte mil casas. Seguimos com as comemorações natalícias agora do Sr. Ciro Franklin que nasceu em Aracaju, em 16 de abril de 1858; formou-se em Direito e tornou-se Diplomata representando o Brasil em vários lugares do mundo. Após as duas (02) revoltas tenentistas que aconteceram entre 22 e 24, foi indicado pelo Presidente Artur Bernardes para assumi o Governo de Sergipe por ser um nome neutro; tomou posse em 06 de novembro de 1926. Mas, não ficou muito tempo no comando do Estado devido os seus problemas de saúde, retirou-se e um (01) ano depois faleceu no Rio de Janeiro. O mês de abril termina com o aniversário de um nome que cumpriu por duas (02) vezes o comando de Sergipe, como Governador e em seguida como interventor. Formou-se em Medicina e exerceu essa função em vários cargos até ingressar na carreira militar tornando-se um grande oficial; nasceu em Canhoba no dia 25 de abril de 1897. Na sua trajetória chegou em 1935 a ser eleito indiretamente Governador Constitucional de Sergipe. No seu Governo construiu os seguintes prédios: da Biblioteca Pública (hoje Arquivo Público), Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o Palácio Serigy (Secretaria da Saúde) e o Hospital de Assistência a psicopatas e fez também uma ampliação no Hospital de Cirurgia. Foi um governante bastante empreendedor na busca do desenvolvimento de Sergipe.
Como podemos ver no mês de abril destaca-se grandes nomes da Política Sergipana, e todos tiveram seu envolvimento particular com o Palácio Olímpio Campos, hoje Palácio Museu, que tem dentro da sua missão mostrar a todos a importância de cada governante do nosso Estado.

Texto elaborado pela coordenação do Centro de Pesquisa
Do Palácio Museu Olímpio Campos.

Postado: 16/05/2018 - 16:15:10

DIRETOR: Alberto Araújo