Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

GOVERNADORES DO MÊS DE ABRIL

Quando falamos de política sempre nos reportamos aos nossos governantes, tanto no período Provincial como no Republicano. O mês de abril do período republicano é contemplado com três (03) grandes comandantes do nosso Estado, homens que muito contribuíram para o nosso desenvolvimento em todos os aspectos. O mês se inicia com as comemorações do aniversário de nascimento do Sr. Antônio Carlos Valadares, que nasceu em 06 de abril de 1943, na cidade de Simão Dias. Formou-se em Química industrial pela UFS e também em Direito. Entrou na política muito jovem como Prefeito da sua cidade natal, seguindo um brilhante carreira elegendo-se Governador do Estado em 1986. Em seu governo enfrentou várias crises, mas, bateu o recorde de construção de casas populares, destinada a população de baixa renda, construindo cerca de (20.000) vinte mil casas. Seguimos com as comemorações natalícias agora do Sr. Ciro Franklin que nasceu em Aracaju, em 16 de abril de 1858; formou-se em Direito e tornou-se Diplomata representando o Brasil em vários lugares do mundo. Após as duas (02) revoltas tenentistas que aconteceram entre 22 e 24, foi indicado pelo Presidente Artur Bernardes para assumi o Governo de Sergipe por ser um nome neutro; tomou posse em 06 de novembro de 1926. Mas, não ficou muito tempo no comando do Estado devido os seus problemas de saúde, retirou-se e um (01) ano depois faleceu no Rio de Janeiro. O mês de abril termina com o aniversário de um nome que cumpriu por duas (02) vezes o comando de Sergipe, como Governador e em seguida como interventor. Formou-se em Medicina e exerceu essa função em vários cargos até ingressar na carreira militar tornando-se um grande oficial; nasceu em Canhoba no dia 25 de abril de 1897. Na sua trajetória chegou em 1935 a ser eleito indiretamente Governador Constitucional de Sergipe. No seu Governo construiu os seguintes prédios: da Biblioteca Pública (hoje Arquivo Público), Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o Palácio Serigy (Secretaria da Saúde) e o Hospital de Assistência a psicopatas e fez também uma ampliação no Hospital de Cirurgia. Foi um governante bastante empreendedor na busca do desenvolvimento de Sergipe.
Como podemos ver no mês de abril destaca-se grandes nomes da Política Sergipana, e todos tiveram seu envolvimento particular com o Palácio Olímpio Campos, hoje Palácio Museu, que tem dentro da sua missão mostrar a todos a importância de cada governante do nosso Estado.

Texto elaborado pela coordenação do Centro de Pesquisa
Do Palácio Museu Olímpio Campos.





Postado: 16/05/2018 - 16:15:10

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR: Alberto Araújo
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil
Visitantes