Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

ARACAJU 163 ANOS

O mês de março é um mês muito importante para todos os sergipanos pois é o mês da transformação do povoado Santo Antônio do Aracaju na Capital do Estado, decreto assinado em 17 de março de 1855 pelo então Presidente da Província de Sergipe, o carioca Sr. Inácio Joaquim Barbosa. Aracaju foi uma cidade planejada pelo então engenheiro do Exército Basílio Pirro, que fez o desenho de Aracaju, semelhante a um tabuleiro de Xadrez, com suas principais ruas desaguando no Rio Sergipe que banha a nossa Capital. A cidade que Inácio imaginou e que nem viu ser projetada por Basílio Pirro evoluiu, principalmente depois que percebeu-se que não dava para se construir um Porto como era o sonho de Inácio Barbosa. Com o tempo Aracaju cresceu tornou-se uma cidade moderna, chegando a ganhar o reconhecimento de ?cidade da boa qualidade de vida?, e sendo uma cidade jovem enfrenta vários desafio, transformando seu povo em verdadeiros guerreiros dentro do processo de desenvolvimento social.
A nossa Aracaju é destaque na expografia do Palácio Museu Olímpio Campos, possuindo um espaço só para contar a sua História, e onde está uma maquete que encanta a todos não só pela beleza mas por mostrar a Aracaju de 1920 a 1940.onde não existia prédios era uma cidade plana. A exposição é complementada com textos e fotografias antigas e atuais, que mostram a beleza da nossa cidade que está completando 163 anos. Parabéns Aracaju.

Texto da Coordenação de Educação e Pesquisa.









Postado: 20/03/2018 - 16:28:03

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR: Alberto Araújo
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil
Visitantes