ARACAJU 163 ANOS

O mês de março é um mês muito importante para todos os sergipanos pois é o mês da transformação do povoado Santo Antônio do Aracaju na Capital do Estado, decreto assinado em 17 de março de 1855 pelo então Presidente da Província de Sergipe, o carioca Sr. Inácio Joaquim Barbosa. Aracaju foi uma cidade planejada pelo então engenheiro do Exército Basílio Pirro, que fez o desenho de Aracaju, semelhante a um tabuleiro de Xadrez, com suas principais ruas desaguando no Rio Sergipe que banha a nossa Capital. A cidade que Inácio imaginou e que nem viu ser projetada por Basílio Pirro evoluiu, principalmente depois que percebeu-se que não dava para se construir um Porto como era o sonho de Inácio Barbosa. Com o tempo Aracaju cresceu tornou-se uma cidade moderna, chegando a ganhar o reconhecimento de ?cidade da boa qualidade de vida?, e sendo uma cidade jovem enfrenta vários desafio, transformando seu povo em verdadeiros guerreiros dentro do processo de desenvolvimento social.
A nossa Aracaju é destaque na expografia do Palácio Museu Olímpio Campos, possuindo um espaço só para contar a sua História, e onde está uma maquete que encanta a todos não só pela beleza mas por mostrar a Aracaju de 1920 a 1940.onde não existia prédios era uma cidade plana. A exposição é complementada com textos e fotografias antigas e atuais, que mostram a beleza da nossa cidade que está completando 163 anos. Parabéns Aracaju.

Texto da Coordenação de Educação e Pesquisa.

Postado: 20/03/2018 - 16:28:03

DIRETOR: Alberto Araújo