Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Mulher o símbolode luta e beleza constante

O mês de março começa com uma data muito forte que é a homenagem às mulheres, ideia que surge no final do século XIX e início do XX nos Estados Unidos e na Europa, isso porque nesse período as mulheres estavam em um processo de luta por melhores condições de vida e de trabalho e pelo direito ao voto. A líder alemã Clara Zetkin em 1910 propôs a instituição de uma celebração anual pelos direitos das mulheres. A partir daí, várias comemorações surgiram ao redor do mundo e em 1917 as trabalhadoras Russas fizeram um protesto contra as condições de trabalho e essa manifestação foi brutalmente reprimida levando a data de 08 de março ser instituído como o ?Dia Internacional da Mulher?, a ONU designa essa data a partir da década de 70, como o dia em que se deve lembrar as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos, no campo social, profissional, econômico e politico, independente de questões étnicas, culturais, religiosas ou políticas.
No campo da Política Sergipe sempre teve mulheres de destaque que realizaram grandes feitos principalmente no campo social como exemplo a Sra. Ninota Garcia esposa do ex-governador Luís Garcia que criou o Centro de Reabilitação Ninota Garcia, para pessoas com problemas físicos; destacamos também a Sra. Hildete Falcão Batista, esposa do ex-governador Lourival Batista, que criou o Instituto Lourival Fontes voltado para o trabalho com jovens e crianças carentes, além de outras primeiras damas do Estado que a frente da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) desenvolveram grandes projetos para as pessoas mas carentes. Nos orgulhamos também de ter sido uma sergipana na década de cinquenta (50) que ocupou pela primeira vez o comando do executivo Municipal, sendo Prefeita de Estância em 1950 e a primeira no Brasil que a Sra. Núbia Nabuco Macêdo seguindo a carreira política com muita bravura para sua época. Os anos se passaram e muito já se conquistou, mas, ainda falta muito para que a mulher ocupe verdadeiramente seu lugar na sociedade, que se consiga ocupar espaços nunca antes ocupados por mulheres, sem perde a beleza e a ternura de ser ?Mulher?.


Texto elaborado pela coordenação de Pesquisa.








Postado: 16/03/2018 - 14:41:36

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR: Romário Portugal
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil
Visitantes