Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

O MÊS DE JANEIRO/2018

O mês de janeiro é um mês muito especial para todos os brasileiros, isso dentro de todos os campos, isso por ser o 1º mês do ano, e acontecer várias atividades relacionadas a cultura e o lazer do povo brasileiro. Para os sergipanos o ano começa com uma (01) devoção de mas de 160 anos, que começou com os pescadores que moravam no bairro Santo Antônio que é a devoção ao Bom Jesus dos Navegantes; de lá para cá a procissão tornou-se um símbolo de um início de ano abençoado por Deus. É uma procissão fluvial que se realiza no estuário do Rio Sergipe e por terra segue a imagem para a Igreja de Santo Antônio que fica na colina do mesmo nome. Também no mês de janeiro acontece no Estado dois (02) grandes eventos culturais; um (01) o Encontro Cultural de Laranjeiras, esse ano sendo o 43º, e que é formado por quatro (04) eixos ? o simpósio (debate científico sobre a cultura popular); as manifestações folclóricas nas ruas da cidade; os shows e o grande momento religioso que é a Procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Já na cidade de Japaratuba acontece a tradicional e secular festa das ?CABACINHAS? e o festival ?Artur Bispo do Rosário?, o evento possui cinco (05) eixos, o debate científico tendo como tema a cultura popular; as manifestações folclóricas pelas ruas; shows, a tradicional procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e o ponto alto da festa que é a guerra das CABACINHAS. Esses eventos que acontecem no 1º mês do ano, fazem com que a indústria do Turismo se desenvolva cada vez mas em nosso Estado, e os museus ganham com esse aumento de visitantes. Esse aumento é bastante visível nessa época, esse ano recebemos mas de mil e quinhentos visitantes (+ 1.500), o que realmente demonstra a importância desses eventos.
No mês de janeiro seis (06) dos homens que governaram o estado fazem aniversário são eles: Arnaldo Rollemberg Garcez que estaria com 107 anos; Celso de Carvalho com 95 anos; Felisbelo Freire com 160 anos; Josino Menezes com 152 anos; Manoel Prisciliano Valadão com 169 anos; todos grandes nomes da nossa História, principalmente no campo da História a Política de Sergipe.

Texto produzido pelo setor de pesquisa do PMOC













Postado: 28/02/2018 - 15:59:06

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR: Romário Portugal
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil
Visitantes