Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Exposição em comemoração ao 20 de novembro está aberta até dezembro no PMOC

O dia da consciência negra, 20 de novembro, tem o objetivo de valorizar o peso da cultura africana na formação da cultura brasileira, com esse intuíto se apresenta a Exposição Matamba - Oyá vai ao Palácio da fotógrafa e doutora Janaína Couvo está aberta no Salão Multi eventos do Palácio Museu Olímpio Campos.
As registros fotográficos que compõe a exposição surgiram a partir de uma pesquisa realizada no Abaçá São Jorge, terreiro de candomblé de tradição Angola/Ijexá que tem como Ialorixá Mãe Marizete, filha de Oyá. As imagens foram capturadas neste terreiro com foco para festa mais importante da casa que é dedicada a Oyá e acontece anualmente dia 4 de dezembro.
Além de buscar provocar reflexões sobre o candomblé e desmistificar os preconceitos que estão vinculados a ele, a exposição tem como objetivo destacar a riqueza dos rituais do candomblé a partir das danças, vestimentas, e demais elementos simbólicos que estão relacionados a Oyá.
A exposição ficara aberta no PMOC até o dia 4 de dezembro de 2016 de terça a sexta das 10 ás 17h e aos sábados das 10 às 13h.





Postado: 17/11/2016 - 16:26:26

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo