Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Homenagem a Tobias Barreto

Tobias Barreto de Menezes foi filósofo, escritor e jurista, nasceu em 7 de junho de 1839 na Vila de Campos do Rio Real, região há cerca de 130 km de distância de Aracaju, onde hoje está localizada a cidade que leva o nome do escritor.

É o patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras, abolicionista, liderou a Escola do Recife - Movimento de cunho sociológico e cultural que aconteceu na Universidade de Direito do Recife e promoveu diversos estudos na área da antropologia e da sociologia.

Além de ter sido um grande escritor de jornais e periódicos, Tobias escreveu poemas, ensaios, e artigos, sobre direito, literatura e crítica social, muito ligado ao pensamento filosófico e antropológico Alemão. Segundo Luiz Antônio Barreto, no livro Personalidades Sergipanas, toda a obra de Tobias buscava alterar os conceitos que vigoravam em sua época.

Tobias Barreto faleceu no Recife em 1889.





Postado: 08/06/2016 - 13:52:31

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo