Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Edições originais e obras raras de sergipanos formam acervo do Governo

O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), em fase final de restauração, está ganhando edições originais de obras sergipanas para compor a sua biblioteca. A aquisição desses livros é mais uma ação que está dentro dos projetos de preservação do patrimônio cultural e resgate da história bibliográfica de Sergipe.

Já foram adquiridos vários livros, com destaque para aqueles que foram publicados no final do século XIX até meados do século XX. Entre os autores estão Silvio Romero, Tobias Barreto, Mario Cabral, Felisbello Freire, Gilberto Amado, Gamaliel Mendonça, Bernardino José de Souza, Genolino Amado, entre outros.

O livro História de Sergipe, editado em 1891, é um exemplar da primeira edição original, cujo autor, Felisbello Freire, foi o primeiro governador do período republicano em Sergipe nos anos 1889 e 1890. Dentre outras aquisições, também estão o Dicionário Bio-bibliográfico, de Armindo Guaraná, tido como um livro raro de escritor sergipano, Compêndio de História da Literatura Brasileira, de Silvio Romero, Roteiro de Aracaju, de Mario Cabral.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, a preservação do patrimônio material de Sergipe dará oportunidade para que estudantes e pesquisadores tenham acesso ao material que conta a história do Estado. "Também serão digitalizadas obras raras que não podem ser manuseadas. Com a biblioteca, surge mais uma forma de preservar a importância histórica do trabalho intelectual desses autores sergipanos", ressaltou o secretário Oliveira Júnior.

O acervo do Palácio-Museu Olímpio Campos estará disponível para a população após a reinauguração do prédio. Para o ouvidor-geral do Estado e membro da Academia Sergipana de Letras, Luiz Eduardo Costa, a relação de livros que vai compor a biblioteca do Palácio de fato inclui os clássicos dos mais destacados autores sergipanos. "Com todas essas obras, o Olímpio Campos se transformará, seguramente, num referencial para pesquisadores", afirmou.





Postado: 07/04/2016 - 12:28:37

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo