Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

José Rollemberg Leite

Mandato: 15.03.1975 a 14.03.1979
Nasceu em Riachuelo em 19 de setembro de 1912. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Ouro Preto. Exerceu suas atividades de engenharia conciliando com a de professor e político. A sua relação com a política teve início quando o mesmo foi Presidente do diretório acadêmico entre 1932 e 1934. Entrou na vida pública no Governo de Milton Azevedo quando assumiu a diretoria de Instrução o que corresponde hoje a Secretario de Educação, assumiu também a Diretoria de Obras no mesmo Governo. Em 1947 concorreu ao Governo do Estado numa disputa com Luís Gárcia e foi vitorioso. Fez uma grande administração realizando grandes obras como:
- o programa de Escolas Rurais;
- criou o ITPS (Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe;
- construiu o novo prédio do Atheneu;
- criou as Escolas de Ciências Econômicas e de Química e contribuiu para a criação da Escola de direito e Filosofia. Seu primeiro governo foi até 1951.
Quando foi para o seu segundo mandato foi por indicação Presidencial e aprovado pela Assembleia Legislativa isso em 1975; onde também realizou grandes obras como destaque:
- o novo Terminal Rodoviário de Aracaju;
- A nova sede do Poder Judiciário o Palácio Tobias Barreto.
José Rollemberg Leite é um dos mais conceituados políticos do nosso Estado. Faleceu em 1996.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR: Alberto Araújo
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil
Visitantes