Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Manoel Prisciliano Oliveira Valadão

Mandato: 24.10.1894 a 28.07.1896 / 24.10.1914 a 23.10.1918
Filho do tenente José Manuel de Oliveira e D. Maria José de Oliveira Valadão nasceu em Vila Nova hoje Município de Neopólis a 4 de janeiro de 1849. Seguiu a carreira militar, e com a Proclamação da República foi escolhido pelo general Floriano Peixoto, então ministro da guerra, para ser seu secretário, tendo ocupado esse cargo de 1º de junho de 1890 a 22 de janeiro de 1891. Eleito deputado por seu Estado à Constituinte Federal exerceu o mandato até ao fim da 1ª legislatura, tendo feito parte da comissão dos 21, para assumir a chefia de polícia do Distrito Federal, em que se manteve até 19 de outubro de 1894. No exercício desse cargo foi eleito a 30 de julho desse último ano, Presidente de Sergipe para o biênio de 1894-1896, que não chegou a completar por ter renunciado o cargo a 28 de julho de 1896, havendo governado apenas 16 meses efetivamente a contar da data de sua posse em 24 de outubro de 1891. Pela segunda vez eleito presidente do Estado a 31 de maio de 1914, ao assumir esse cargo a 24 de outubro teve de renunciar o mandato legislativo, que constitucionalmente só em 1920 finalizaria. Foi o primeiro presidente que vigorando a Reforma Constitucional de 1913, geriu os negócios do Estado por espaço de quatro anos, findo os quais passou o governo ao seu sucessor, coronel José Joaquim Pereira Lobo, a 24 de outubro de 1918. A sua primera administração, é marcada por arbitrariedades e perseguições políticas, segundo Ibarê Dantas, acabou contribuindo para desorganizar a vida institucional que vinha sendo construída com dificuldades. Além disso, o seu período administrativo coincidiu com o surto de varíola que se arrastou pelos anos de 1895 e 1896, criando grave situação de calamidade pública. Na sua segunda administração reformou muitos prédios públicos, inclusive o palácio do governo, fez reformas no ensino, com a abertura de cursos noturnos voltados para a classe operária, e construiu um novo trecho ferroviário ligando Aracaju a Propriá.
Faleceu na Capital Federal a 10 de novembro de 1921. Também escreveu vários artigos nos jornais de época.
Foi Presidente de Estado pela primeiravez como interino e na segunda vez eleito indiretamente. Filiado ao Partido Republicano PR.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Educação
e Pesquisa
Pesquisa em Livros de História Geral e História Política
Pesquisa na Internet
https://pt.wikipedia.org
https://www.aracaju.se.gov.br
http:bainosilustres.blogspot.com

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo