Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Guilherme de Souza Campos

Mandato: 24.10.1905 a 23.08.1908
Guilherme de Souza Campos nasceu no Engenho Periquito, localizado no Município De Itabaianinha, que fica na mesorregião do leste sergipano; nasceu em 10 de fevereiro de 1850. Fez seus estudos iniciais na sua cidade natal, concluindo em Recife o curso de Humanidades e formou-se em Direito na turma de 1871 ainda em Recife. Depois de formado retornou ao seu Estado natal, tornando-se Promotor do Município de Lagarto, também exerceu a função de Juiz na cidade de Jeremoabo município do Estado da Bahia; entrou no mundo da política e elegeu-se quatro (04) vezes Deputado Provincial, assumindo ainda a função de Juiz de Direito na Comarca de Riachão Município do Estado do Maranhão; exerceu também o cargo de chefe de Polícia da Província do Espírito Santo. Quando aconteceu a Proclamação da República em 1889, Guilherme assumiu o cargo de Juiz de Direito na Comarca de Lagarto, momento em que foi escolhido para ser Desembargador do Tribunal de Relação de Sergipe, assumindo por sete (07) vezes a Presidência do mesmo, quando estava no cargo de Presidente do Tribunal de Relações foi nomeado chefe de Polícia do Estado cargo que pediu exoneração; logo em seguida assumiu a Presidência do Estado no quatriênio de 1905 ? 1908, deposto em 1906 em função da revolta comandada pelo Deputado Fausto Cardoso no mês de agosto, foi recolocado no cargo no mesmo mês por ordem do Presidente Rodrigues Alves.
Realizações do seu governo.
- efetuou o resgate parcial das apólices do Estado;
-construiu o caos num largo trecho da Rua da Aurora, hoje Avenida Rio Branco;
-realizou o calçamento em algumas ruas de Aracaju;
-ampliou o abastecimento de água para a Capital;
-em 07 de setembro de 1908 assentou a primeira pedra do novo edifício do Atheneu Sergipense;
-inaugurou o serviço de bonde a tração animal em 24 de outubro;
-fez outros melhoramentos materiais de menor relevância em todo o Estado. Também colaborou com o Jornal 0 Guarani.
Após deixar o comando do Estado Guilherme elegeu-se senador federal no período de 1909 a 1917. Guilherme de Souza Campos era irmão de Olímpio Campos, fazendo parte das mesmas oligarquias. Faleceu em Aracaju em 03 de outubro de 1923. Deixando um grande legado político para o Estado.



Texto elaborado através de pesquisas feitas pela Coordenação
de Pesquisa e Educação do PMOC,
Fontes: Livros de História
e Política de Sergipe, sites e no referido artigo http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CAMPOS,%20Guilherme%20de.pdf

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo